Maracatu de S.Paulo

.
Hoje o maracatu saiu na capa do Guia da Folha de S.Paulo! E isso é uma vitória se tratando de uma cultura que vem ganhando seu espaço e seu reconhecimento, mesmo possuindo mais de 200 anos de existência.
.
A disseminação dessa cultura vem ganhando mais notoriedade desde a explosão do Movimento Manguebeat, fundado por Chico Science, Jorge Du Peixe, Fred Zero Quatro e outros muitos mangueboys que fizeram um estardalhaço em Recife nos anos 1990.
.
Aqui em São Paulo, essa cultura está cada vez mais em ascensão. A popularização deste folguedo, vem trazendo cada vez mais adeptos e brincantes dessa atividade peculiarmente pernambucana. Os grupos de maracatu daqui do sudeste têm conseguido resultados surpreendentes na multiplicação desse gênero musical tão impactante e forte. Muito maracatuzeiros daqui da pauliceia são integrantes das nações de maracatu de baque virado em Pernambuco.
.

.
Até hoje, existem lá em Pernambuco, as nações de maracatu, tanto de baque virado, quanto de baque solto. É só ir pra lá e ver com os próprios olhos, essa cultura viva e pulsante. Tanto na capital Recife e adjacências, quanto na Zona da Mata.
.
Acredito que é com grande orgulho que todos os integrantes, os brincantes e todas as pessoas que de alguma maneira colaboram para com essa cultura, estejam lisonjeados pela veiculação do maracatu num jornal de grande circulação como a Folha. E o Projeto Calo na Mão foi um agente multiplicador dessa cultura nossa. Brasileira.
.
O Maracatu Bloco de Pedra é um grupo percussivo formado pelos alunos que frequentam as aulas do Projeto. Com essa formação é que trazemos recursos para manter o Projeto Calo na Mão. E se perceberem, o processo é cíclico. Oferece-se cultura popular brasileira. Divulga-se essa cultura por meio de apresentações e adquire-se fundos para manter a oferta dessa cultura que, do mesma maneira que aprendemos (e continuamos a aprender) de graça, ensinamos de graça.
.
Um bom fim de semana a todos!
Gustavo Nunes
gustavobnunes@gmail.com

Escrito por Gustavo Nunes

Categorias: Notícias



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado blocodepedra Bloco de Pedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico programação Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos