(Foto:Maria Clara Loureiro)
 
O Projeto Calo na Mão é uma iniciativa sócio-cultural que promove atividades de Maracatu de Baque Virado, garantindo o acesso de forma gratuita e irrestrita. O projeto oferece três atividades livres: a Oficina de Maracatu, o Curso de Introdução ao Maracatu, o Workshop de Construção e Manutenção de Alfaias, e o Workshop da História do Maracatu de Baque Virado, realizadas sempre aos sábados, na Escola Prof. A. Alves Cruz, em São Paulo.
.
Este conjunto de atividades propõe o contato com a cultura do Maracatu de forma contínua. A participação é livre e o projeto disponibiliza todos os instrumentos e materiais necessários. Esta vivência com o Maracatu de Baque Virado configura o espaço público, onde a relação com os saberes tradicionais encontra ressonância dentro de uma instituição direcionada para a formação ampla do indivíduo. Assim, o Projeto Calo na Mão contribui na percepção da influência da cultura de matriz africana na formação do nosso país e da identidade cultural brasileira, na formação de novos brincantes de Maracatu, abordando valores importantes na sociedade atual, promovendo a sociabilidade, a manutenção da cultura de tradição oral e a capacitação de agentes multiplicadores do conhecimento.
.
São crescentes no Brasil as ações de valorização e preservação dos folguedos tradicionais da cultura popular brasileira, fazendo eclodir em quase todos os cantos do pais, batuques, rodas de ciranda, côcos, sambas de roda, entre outros. Em São Paulo este impulso ganhou dimensões de uma grande metrópole, resultando em um movimento cultural que conta com dezenas de organizações engajadas e dedicadas na difusão da cultura popular brasileira. Manifestações culturais que em outros tempos eram tratadas com desprezo, hoje são desenvolvidas amplamente.
.
Conheça as nossas atividades!

Oficina de Maracatu

A Oficina de Maracatu é uma atividade aberta, livre e contínua, realizada ao longo de todo o ano, aos sábados, das 15 às 17h. Esta atividade possui também o caráter de evento cultural, recebendo uma media de 600 pessoas a cada sábado, sendo estes não só brincantes, mas também espectadores.
.
Os brincantes possuem livre escolha na participação, podendo optar pela dança ou qualquer um dos instrumentos, os quais são livremente disponibilizados pelo projeto. Não há prévia inscrição, esta atividade permite o livre acesso.

Curso de Introdução ao Maracatu

O Curso de Introdução ao Maracatu é destinado aos novos brincantes que possuem interesse em reciclar ou ampliar seus conhecimentos sobre a cultura do maracatu. O curso possui 8 aulas, como uma hora de duração cada, realizadas aos sábados, das 14 às 15h. São disponibilizadas 51 vagas divididas entre os diferentes instrumentos e dança. Neste curso, mesmo sendo uma atividade aberta e gratuita, há a necessidade de prévia inscrição.
.
O conteúdo abordado promove a iniciação do aluno como brincante da cultura popular, transmitindo conceitos básicos do Maracatu de Baque Virado entre outros elementos relacionados.

Workshop Construção e Manutenção de Alfaias

O Workshop de Construção e Manutenção de Alfaias é uma atividade para quem busca ampliar seus conhecimentos sobre o tambor típico da cultura do Maracatu de Baque Virado, compreendendo melhor seu funcionamento e aprofundando sua relação com o instrumento.  A atividade é realizada a cada primeiro sábado de cada mês, possui três horas de duração, sempre das 10h as 13h. O conteúdo proposto abordará a história do instrumento “alfaia” e do Maracatu de Baque Virado; matérias-primas, ferramentas e técnicas de construção; montagem, cuidados e manutenção; troca de peles; afinação, entre outros assuntos, além dos outros instrumentos, como a caixa e o tarol, o agbê e o gongué.
.
Os alunos do workshop serão, posteriormente, convidados a participar de outra atividade do Projeto Calo na Mão, a Manutenção dos Instrumentos, realizadas nos sábados seguintes, com o objetivo de ampliar os conhecimentos em atividades práticas. A presença nesta atividade não é obrigatória, mas de livre interesse.


Os comentários estão fechados.