.(

(Foto:Maria Clara Loureiro)
 
O Bloco de Pedra é um grupo de Maracatu de Baque Virado da cidade de São Paulo. O grupo apresenta uma formação contemporânea frente a tradição secular desta cultura afro-brasileira, representada aqui por meio da percussão, da dança e do canto.
.
Fundado em Janeiro de 2005, em Pinheiros, São Paulo, o Bloco de Pedra possui aproximadamente 80 músicos e 20 dançarinos. O grupo dispõe de dois formatos para a realização de suas apresentações, podendo ser em formação parada ou de palco e em cortejo. Ambas as situações promovem uma experiência envolvente e cativante. Em seu repertório apresenta toadas tradicionais, bem como composições de própria autoria.
.
O Maracatu de Baque Virado é uma cultura popular e tradicional, que envolve mais do que apenas a música. É uma cultura que também representa costumes e tradições de matriz africana com mais de 200 anos. 
.
O Grupo Maracatu Bloco de Pedra é um grupo engajado na difusão da cultura do Maracatu de Baque Virado em São Paulo. Está relacionado ao Projeto Calo na Mão, iniciativa que contribui para a formação de novos brincantes, e portanto, de seus integrantes. Com respeito as tradicionais nações de maracatu, as rainhas, aos mestres e todos que carregaram e carregam essa tradição e ancestralidade e com estima a todos os grupos e seus brincantes, que fazem desta uma cultura viva e permanente, o Bloco de Pedra se empenha trabalha para que a cultura do maracatu perpetue e conquiste espaços diversos, entre eles, as escolas públicas e demais espaços educativos.


Os comentários estão fechados.