.(

(Foto:Maria Clara Loureiro)
 
O Bloco de Pedra é um grupo de Maracatu de Baque Virado da cidade de São Paulo. O grupo apresenta uma formação contemporânea frente a tradição secular desta cultura afro-brasileira, representada aqui por meio da percussão, da dança e do canto, com todo o gracejo e o vigor da cultura popular brasileira.
.
Fundado em Janeiro de 2005, em Pinheiros, São Paulo, o Bloco de Pedra possui aproximadamente 80 músicos e 20 dançarinos. O grupo dispõe de dois formatos para a realização de suas apresentações, podendo ser em formaçãoou emcortejo. Ambas as situações promovem uma experiência envolvente e cativante. Em seu repertório, o grupo canta toadas tradicionais, bem como composições de própria autoria.
.
O Maracatu de Baque Virado é uma cultura popular tradicional que envolve mais do que apenas a sua musicalidade. É uma cultura que também representa costumes e peculiaridades da história brasileira e que está viva há mais de 200 anos. Cultura esta que representa o povo negro, herdeiro de coroas e de tradições, o escravo brasileiro que recriou seus costumes, sua religião e sua cultura. Seu legado, deixado para a sociedade atual, demonstra que suas práticas continuam a cumprir seu papel.
.
O Bloco de Pedra é um grupo engajado na difusão da cultura do Maracatu de Baque Virado em São Paulo. O grupo está relacionado ao Projeto Calo na Mão, iniciativa que contribui para a formação de novos brincantes, e portanto, de seus integrantes. Com respeito as Nações, as rainhas, aos mestres e todos que carregam a sua tradição e ancestralidade, e com estima a todos os grupos e seus brincantes, que fazem desta uma cultura viva e permanente, o Bloco de Pedra se empenha a realizar seu trabalho da forma mais verdadeira possível, fazendo deste, simplesmente, um grupo de Maracatu.


Comments are closed.