Parabéns aos Novos Brincantes de Maracatu!

Neste sábado (25) aconteceu a apresentação de 1a Turma do curso de Introdução do Maracatu do Projeto Calo na Mão de 2015.

 

O Projeto Calo na Mão é uma iniciativa sócio-cultural que promove atividades de Maracatu de Baque Virado, garantindo o acesso de forma gratuita e irrestrita.

 

turma1-2015-02_mini

Foto: Rogerio Sant’ana

 

O Curso de Introdução ao Maracatu é destinado aos novos brincantes que possuem interesse em reciclar ou conhecer um pouco mais sobre a cultura do maracatu. Divididos entre os diferentes instrumentos e dança, partilhados entre sorrisos e muita energia formaram-se mais de 50 novos brincantes!

 

turma1-2015_mini

Foto: Rogerio Sant’ana

 

A apresentação, já tradicional deste curso, ocorre na Escola Alves Cruz no bairro Sumaré, em São Paulo, ao final dos dez encontros semanais que os brincantes participam. Nestes encontros são abordados diversos pontos sobre a cultura do Maracatu de baque Virado como os baques básicos dos instrumentos (caixas, gonguês, agbês e alfaias) e do bailado da dança. São apresentados também a história do Maracatu e sua importância dentro das brincadeiras de cultura popular brasileira e também as origens dos instrumentos, processo de feitura e também sua utilização dentro das “loas” (músicas tocadas e cantadas nos cortejos de maracatu).

 

Foto: Rogério Sant'ana

Foto: Rogério Sant’ana

 

Salvem Batuqueiros e Batuqueiras! Parabéns pela linda apresentação e continuem brincando com este sorriso no rosto e energia contagiantes!

 

 

Escrito por Airon Wisniewski

Categorias: Introdução ao Maracatu, Notícias, Projeto Calo na Mão



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado Bloco de Pedra blocodepedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico programação Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos