Olinda e Igarassu em SP!

.
Neste sábado, dia 08.12, é aniversário das duas nações de maracatu mais antigas do Brasil: a Nação Estrela Brilhante de Igarassu (1824) e Maracatu Leão Coroado (1863).
.
Pensando nisso, a Oficina Aberta do Projeto Calo na Mão (foto Rogério Sant’Ana) neste dia, será inteiramente realizada com os baques dessas nações, que são responsáveis por manter a tradição e a resistência dessa cultura tão difícil de se manter viva e que nos mantém atados com as raízes e origens do maracatu de baque virado.
.
O maracatu de Olinda e Igarassu estarão na quadra do Alves Cruz sendo representados pelos integrantes do Projeto, pelas pessoas que frequentam nossa casa, pelos amigos de outros grupos e com o pessoal do Mucambos de Raíz Nagô.
.
Nação Estrela Brilhante de Igarassu
O Maracatu Estrela Brilhante (foto Patrimônios Vivos de Pernambuco, Maria Alice Amorim, pág. 110) é o mais antigo em atividade no estado de Pernambuco. Desde 1824 vem cultivando e perpetuando suas tradições. Atualmente é comandado pela matriarca Dona Olga. Em 2009 recebeu o título de Patrimônio Vivo de PE.
.
.
Maracatu Leão Coroado
Um dos poucos grupos que mantêm vivas a tradição e a religiosidade do maracatu de baque virado no estado de Pernambuco, o Nação Leão Coroado (foto Patrimônios Vivos de Pernambuco, Maria Alice Amorim, pág. 41) considera como data oficial de sua criação o dia 8 de dezembro de 1863, que figura no seu estandarte, embora haja a hipótese que ele já existisse em 1852.
.
.
Serviço
Projeto Calo na Mão
E. E. Profº Antonio Alves Cruz | Rua Alves Guimarães, 1.511 | Sumaré | São Paulo
Oficina Aberta das 15h às 17h
Gratuito
.
Gustavo Nunes
gustavobnunes@gmail.com

Escrito por Gustavo Nunes

Categorias: Notícias



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado Bloco de Pedra blocodepedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico programação Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos