Mestre Afonso no Projeto Calo na Mão

No próximo sábado (27/07) teremos a honra de receber o mestre Afonso Filho, que está à frente da Nação do Maracatu Leão Coroado – Olinda/PE.

 

 

Um pouco sobre o Maracatu Leão Coroado:

 

Uma das figuras mais marcantes na história do Leão Coroado foi Luís de França, que assumiu a liderança do maracatu fundado por seu pai, um ex-escravo africano, por volta do ano de 1954.

Mestre Luís, como era conhecido, nasceu na rua da Guia, bairro do Recife, em 1901. Cresceu no bairro de São José, onde aconteciam cultos africanos e frequentava terreiros de candomblé, como o de Pai Adão, em Água Fria.  Seus pais de santo foram Eustachio Gomes de Almeida e Dona Santa.

 

Dona Santa e Luís de França

Dona Santa e Luís de França

 

Como líder do grupo, que dirigiu com dedicação por mais de quarenta anos – de 1954 até 1997, o ano de sua morte – cuidou da organização, das obrigações religiosas e da direção da batucada, cujo baque secular foi repassado por seu pai.

Com a morte do Mestre, a liderança do Nação Leão Coroado passou para as mãos do babalorixá Afonso Gomes de Aguiar Filho, dono de um terreiro em Águas Compridas, em Olinda, local onde hoje está localizada a sede do maracatu.

 

Mestre Afonso

Mestre Afonso

 

 

E ai, vai perder?

Todas as atividades do Projeto Calo na mão são GRATUITAS e IRRESTRITAS. Compareça!

 

Rua Alves Guimarães, esquina com Rua Heitor Penteado

Sábado, 27/07, das 15 às 17hrs.

 

 

Escrito por Gledson Lima

Categorias: Alves Cruz, Maracatu, Maracatu Bloco de Pedra, Notícias, Projeto Calo na Mão



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado Bloco de Pedra blocodepedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico programação Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos