O Vocabulário dos Maracatus

foto-post-vocabulario

Aqui estão algumas explicações sobre o sentido e o significado de algumas palavras, vale lembrar que esta é uma questão delicada e as vezes existem várias leituras sobre a mesma palavra ou termo.

Cabinda (ou cambinda)

1. Cabinda ou cambinda foi a denominação inicial do Maracatu. Uma de suas antigas toadas afirmava: “Porto Rico é a nação brasileira!”. Aludia às antigas povoações africanas: Porto Rico, em Santo Antonio do Zaire, e Porto Rico em Cabinda.

[fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro]

Calunga do Recife

1. Até os nossos dias a Calunga faz parte do ritual do maracatu, encarnando nos seus axés a força dos antepassados do grupo. Em sua honra são cantadas, ainda dentro da sede, as primeiras loas, quando a Calunga é retirada do altar pela dama-do-paço e passa às mãos da rainha, que a entrega à baiana mais próxima e assim se sucede, de mão em mão até retornar novamente às mãos da soberana.
No Maracatu Elefante, pesquisando entre 1949-52 pelo musicólogo Guerra Peixe, três calungas se destacavam: Dona Emília, Dom Luis e Dona Leopoldina.

[fonte: Fundação Joaquim Nabuco. http://www.fundaj.gov.br/]

2. Boneca de pano, madeira, osso, metal; desenho representando a forma humana ou animal.

[fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro]

Dama do Paço

Chamam a Dama do Paço, quando esta carrega apenas uma boneca, um calunga, e vai dançando e saudando com a boneca, pedindo, mundamente dinheiro.

[fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro]

Saramuná

1. Parece querer dizer requebrar, dançar.

2. Seria um coquinho muito comum no nordeste mas praticamente desconhecido em outras regiões brasileiras.

3. Parece querer dizer reza forte, proteção, uma prática que se faz a fim de se tirar mal olhado e proteger o baque de qualquer possível agrura.

4. Viria de uma corruptela do nome do peixe Saramunete e o correto seria “eu vou para Luanda, vou pescar saramuná

[Fonte: Glossário Maracatu Lua Nova.

CRÉDITOS
ANALU

Escrito por admin

Categorias: Maracatu, Notícias



0 Responses to O Vocabulário dos Maracatus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado Bloco de Pedra blocodepedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico programação Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos