Inscrições abertas

O Projeto Calo na Mão abre inscrições para os cursos de Introdução ao Maracatu e Oficina de Construção de Instrumentos. Os interessados podem fazer as inscrições a partir deste sábado, dia 06/03, na mesa de informações do projeto. As atividades são totalmente gratuitas e neste ano oferecem novidades. O número de vagas é limitado e a procura é grande, não perca tempo. Confira as datas e informações adicionais logo abaixo:

Curso de Introdução ao Maracatu

Como o próprio nome diz, o curso tem o objetivo de promover a introdução dos novos brincantes à cultura do maracatu de baque virado. A atividade oferece algumas novidades em 2010. O curso ficou mais longo, com a duração de dez aulas, o que possibilita a abordagem de conteudos básicos e intermediários. Outra novidade – os alunos poderão optar pela escolha da prática de qualquer instrumento, assim como a dança – opção essa que deve ser informada no ato da inscrição. O curso promove atividades práticas, mas também reserva momentos teóricos acerca da história da cultura do maracatu. As aulas serão ministradas por um grupo de professores e assistentes formado por integrantes do Grupo Maracatu Bloco de Pedra.
Início: dia 03/04
Horário: aos sábados, das 14h as 15h.
Duração: 10 aulas.

Oficina de Construção de Instrumentos

A Oficina de Construção de Instrumentos do Projeto Calo na Mão oferece uma introdução ao mundo da luthieria – confecção artesanal de instrumentos – através da construção de instrumentos típicos do maracatu de baque virado. Este curso também apresenta novidades em 2010: agora, além da construção das alfaias, os interessados também poderão optar pela confecção de caixas e agbês. O curso oferece atividades práticas e teóricas acerca da história do maracatu, além de conceitos de afinação e manutenção dos instrumentos. Os alunos participarão de todos os processos de confecção dos intrumentos, assim como a escolha e preparo da matéria prima, a escolha e utilização de ferramentas adequadas, planejamento estratégico e raciocínio lógico. Os instrumentos produzidos agregam ao patrimônio do projeto e são disponibilidos para as atividades percussivas.
Início: dia 03/04
Horário: aos sábados, das 10h as 13h.
Duração: 12 aulas.

Batizado de novos integrantes do Bloco de Pedra

O batizado é o momento de ingresso de novos integrantes ao Grupo Maracatu Bloco de Pedra, grupo esse que possui um carater informal, livre e irrestrito, sendo portanto um grupo aberto onde todos os interessados podem participar. Porém, o Bloco de Pedra reserva um processo de ingresso de seus novos integrantes, que tem início na participação do curso de Introdução ao Maracatu, e sua conclusão no batizado de novos integrantes. O batizado de novos integrantes do Bloco de Pedra não é uma atividade religiosa, não possui qualquer cunho ou vínculo religioso. Se resume a uma boa conversa, onde são apresentados os preceitos e objetivos do grupo, sua forma de atuação e organização, permitindo assim aos novos integrantes que tenham conhecimento que qual o funcionamento de seu novo grupo.

Data: dia 27/03
Horário: as 13h.
Pré- requisitos: os interessados devem, obrigatoriamente, ter concluido o curso de Introdução ao Maracatu e convidar/escolher/indicar um padrinho (integrante veterano do Bloco de Pedra), que também deverá estar presente durante o batizado.

Para esclarecimento de dúvidas, consulte a Equipe Org na mesa de informações do projeto. As incrições devem ser realizadas aos sábados, na mesa de informações do projeto, de forma presencial. Não realizamos inscrições pela internet.



4 Responses to Inscrições abertas

  1. Olá Bloco de Pedra! Fiquei sabendo que as inscrições estão abertas, mas que as atividades do próximo sábado estão suspensas. Apesar disso, será que consigo me inscrever nas atividades que se iniciarão em abril? A equipe org que fica na mesa para efetuar inscrições estará lá no dia 12 de março? Se alguém souber, me dá um toque por favor. Grande abraço e muito axé!

  2. Natalia Tuono says:

    Boa tarde!
    Conheço o trabalho do Bloco de Pedra há alguns anos, sempre que possível estou presente em suas apresentações, por ser apaixonada por esse trabalho tal qual pelo Maracatu, gostaria de saber o que é necessário para que faça parte do grupo?
    Como faço para fazer parte das Oficinas?
    Espero um breve retorno, axé!
    Natalia Tuono.

  3. marciolozano says:

    Consulte a equipe org que fica na mesa com o Banner! Seja bem vinda!

  4. viviane says:

    Olá, há uns 6 meses vou todos os sabados no Alves ver o ensaio do bloco ( todos mesmo , já deixei de viajar,de estudar e até o TCC ta meio esquecido, rs). Cada vez mais estou encantada com o que vejo. Nesse tempo procurei me informar bastante sobre essa cultura e me tornei cada vez mais apaixonada pelo Maracatu ,mas cansei de ficar na arquibancada, gostaria de saber qdo começará uma nova turma para o curso de introdução do Maracatu e também para a oficina de Alfaias. Fico no aguardo de uma resposta ….Axé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Alves Cruz apresentação Baque Virado batizado Bloco de Pedra blocodepedra Bloco de Percussão caldinho de feijão Calo na Mão cineclube Circuito Cultural coco de umbigada Consciência Negra construção construção de instrumentos convenção Dia da Consciência Negra Escola Alves Cruz Festa Junina Grupo Quiloa guadalupe história Letras de Toadas Leão Coroado Maracatu maracatu.org.br Maracatu Bloco de Pedra Maracatu Leão Coroado Maracatu Nação Maracatu São Paulo Mestre Shacon Mestre Walter Museu Afro Brasil Nação Porto Rico Olinda parceiros do Bloco de Pedra Porto Rico Projeto Calo na Mão Quiloa Recife Santos Sessão Caldinho de Feijão Sábado São Paulo

Desenvolvido com WordPress
Sob uma Licença Creative Commons Créditos